top of page

Postado em 25/6, às 12h58min

 

No ultimo dia 11 de junho, representantes executivos do Ministério da integração Nacional (MI), Viterque Coelho, da Embrapa Caprinos e Ovinos, Octávio Rossi e do Sebrae nacional, Eduardo Brasileiro, estiveram reunidos no Sindicato dos Produtores Rurais para discutirem o futuro da ovinocaprinocultura na região. A reunião com a Prefeitura, por intermédio do Secretário de Agricultura de Teófilo Otoni, João Bosco Jardim, serviu pára formalizar o interesse do poder público regional na Rota do Cordeiro. O encontro entre os órgãos públicos e empreendedores locais, comprova a existência de produção de caprinos e ovinos de corte e o interesse no desenvolvimento da caprinocultura leiteira. Ficou acordada, a realização de um diagnóstico da ovinocaprinocultura regional, com identificação, seleção de produtores e sua caracterização socioeconômica, além das necessidades objetivas da atividade na região, seja na infraestrutura (obras civis e equipamentos), na assistência técnica ou em novas tecnologias.

 

Este diagnostico, será viabilizado por um consórcio entre as secretarias de agricultura da região, que compreende quinze municípios, para agilizar a formulação do projeto, cuja primeira versão será apresentada até o final do ano. A elaboração deste projeto é de responsabilidade da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (ACCOMIG) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com apoio da Prefeitura e demais parceiros como a Embrapa e Sebrae.

 

Conforme apontado pela EMBRAPA Caprinos e Ovinos, os produtores da região são pequenos  e dispersos, porém muitos participam do processo de organização da comercialização promovido pela Accomig. Há muita variação de raças e tipos locais, predominando o Santa Inês, o Dorper e o Anglo Nubiano. O projeto é tido como referência no estado. Segundo o representante executivo da Embrapa “A região apresenta potencial para participar do Projeto Rota do Cordeiro, e está adiantada na organização social, porém ainda incipiente em volume de produção. O diagnóstico da produção poderá elucidar pontos ainda não conhecidos dessa produção local e indicar as formas mais adequadas de atuação para o fortalecimento da atividade na região”.

 

Um dia após a reunião (12/06), representantes executivos que estiveram no encontro, foram em Poté, município vizinho de Teófilo Otoni, para conhecer um frigorífico que está em processo de expansão e adaptação para receber o abate de ovinos.


A ACCOMIG

 

Cabe à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais Caprileite/ACCOMIG, executar no Estado de Minas Gerais, o Serviço de Registro Genealógico das Raças Caprinas (SRGC) por sub-delegação da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC - Recife, PE), e o Serviço de Registro Genealógico das Raças Ovinas (SRGO) por sub-delegação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO - Bagé, RS). Por meio de Convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Caprileite/ACCOMIG realiza o Controle Leiteiro Oficial de Cabras Leiteiras na região sudeste.

 

Ações da Rota em Minas            
 

O projeto Rotas de Integração Nacional – ROTAS, é parte que integra a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional – MI. Na prática, são redes de Arranjos Produtivos Locais - APLs - territorialmente e setorialmente interligados, que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade de setores produtivos como a ovinocaprinocultura. O é foco da “Rota do Cordeiro”: incentivar a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões atendidas, para os mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento, ou seja, trabalhar para desenvolver a cadeia produtiva em: Insumos, Produção, Processamento e Comercialização.

 

Entre os dias 09 e 13 de junho, foi realizada a primeira missão da Rota do Cordeiro no Estado de Minas Gerais. No dia 9, foi realizada uma reunião extraordinária da Câmara Técnica de Caprinocultura e Ovinocultura do Estado, em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa. Estavam presentes representantes da ACCOMIG/CAPRILEITE, Secretaria Estadual de Agricultura, universidades, empresários, Embrapa Caprinos e Ovinos, SEBRAE Nacional, CODEVASF, Ministério da Integração, entre outras. Ali foram apresentados o Programa Rotas de Integração Nacional, pelo Gestor da SDR-MI, Vitarque Coêlho, e o projeto Rota do Cordeiro, pelo pesquisador da EMBRAPA, Octavio Rossi. Foi discutida a expansão do projeto Rota do Cordeiro para o Estado de Minas Gerais, na região do Vale do Mucuri, área de atuação da SUDENE, que compreende a região mais pobre do Estado, e onde já há organização de produtores em torno de um núcleo regional da ACCOMIG. 

EM TEÓFILO OTONI

 

Criadores de ovinos e caprinos

debatem o próprio futuro e suas saídas.

GALERO DE TCHÓ TCHÓ

 

 

Veja beldades que fazem com que

fica muito "mais doce" assistir

aos jogos da seleção Brasileira.

​© 2014 by VOX Vales

Empresa do GRUPO VOX Ltda

  • w-facebook
  • Twitter Clean

Plataforma gerida pelo

bottom of page